terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Considerações em dia de chuva


Afinal lá chegou hoje conforme o previsto. E em força. E esta chuva chegou acompanhada de frio, o que piora o cenário. Mal por mal que nevasse um bocadinho, assim só por um dia. Apenas o suficiente para achar que o inverno tem um ar bonito dentro do gélido.

Estou cansada de chuva.


Na rua onde trabalho, andam uns vendedores de guarda chuvas para ver se ganham o dia caso apanhem turistas desprevenidos que vinham a contar com sol neste cantinho à beira mar plantado.

Olho para eles e não compreendo porque andam eles também à chuva. Será a demonstração prática do provérbio: "Quem anda à chuva molha-se"?! Assim o turista desprevenido vê exatamente como ficará caso não compre o guarda chuva...estratégia pura de marketing!

Relativamente a questões da meteorologia assaltam-me outras considerações:

- As crianças adoram usar guarda chuva em pequenitas e mesmo que não chova, mas facilmente, com o passar dos anos passam a preferir apanhar uma molha a ter que transportar um.

- Está sol quando não tenho roupa para estender, porque julgava que ía chover, ou porque confiei demais nas previsões.... Nesses dias afinal não chove. E nesse caso lá vai a roupa a lavar em pleno dia, desperdiçando o benefício da tarifa bi-horária. Caso eu decida arriscar e lavar a roupa durante a noite, seguem-se 3 dias de chuva.

- Pode estar um frio de rachar, mas assim que vem sol, lá andam uns corajosos de t´shirt ou manga de camisa. Avarias de termostato ou saudades do verão? Talvez saudades de uma gripe?

- Os amoladores, aliás um amolador costuma, passar na minha rua.
Bem, na verdade passa talvez umas 2 vezes no ano. Reconheço a típica música da flauta de pã, mas a bicicleta foi trocada por uma versão mais motorizada. Lembro-me dos guarda chuvas de varetas partidas. Mas geralmente ele passa em dias de sol. E nesses dias não me apetece pensar em chuva.

- Esta cidade tem um fenómeno estranho. Assim que chove aumenta exponencialmente o trânsito. Talvez seja em todas....ou talvez seja só na minha rua ou se calhar só eu é que acho...

- Gosto do cheiro a terra molhada, mas isso significa que não chovia há muito tempo....

Eu cá tenho a dizer da chuva, que gosto.
Mas só quando estou dentro de casa e não tenho perspetivas de sair.

E hoje nem é dia de chuva molha tolos. De chuvinha. Lembro-me de uma frase premiada a rebuçados que li em voz alta sobre a chuvinha, para os meus colegas de escola primária:  "A chuvinha é uma chuva miudinha."

Mas hoje não é dia dela.

É mesmo da que molha todos! Com vento e frio...
E não estou em casa....e ainda tenho muitas voltas a dar.

Não está um bom dia para dançar à chuva...mas pelo menos vai haver bolo de chocolate!







Sem comentários :

Enviar um comentário