sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Feriiiiiaaaaaaado!!!!!!!!!

Digam-me qual é o problema dos feriados!?
Não dos feriados de calendário, mas dos feriados que tinhamos na escola quando faltava um professor.

Aguardavamos ansiosamente o 2º toque de campainha.
E quando o professor não vinha lá no fundo do corredor gritavamos FERIAAAAADO!!!!!!!
E lá ficavamos entregues a nós.

A minha filha I não sabe o que é um feriado destes.
Nunca ouviu o 2º toque da campainha da escola.
Não há.
Estranhou quando lhe perguntei uma vez em que não teve aula "Então tiveste feriado?"
"O que é isso?"

Sempre que falta um professor, há aula de substituição.
Ou como já ouvi chamar-lhe "(J)aula de substituição"
....talvez seja tão mau para alunos como para os professores.....


Só me ocorre. Que seca!

Será que nos fez assim tão mal ficar entregues a nós, à solta pela escola, num feriado de 60 minutos ou mais?!?
E a bem da verdade, até podíamos sair da escola se quisessemos.
Lá íamos gastar umas economias nos doces que a Clarinha vendia à porta da escola num cesto.
Cheguei até a ir à papelaria em frente à escola para comprar a Bravo.
Loucuras!!

Pesquisei informação sobre estes feriados do meu tempo.
Não encontei nada.
Mas eu vivi esses feriados! Tenho a certeza que não são um mito urbano!
Posso até garantir que em alguns aproveitavanos para estudar e chegavamos a ir para a biblioteca!
E quando eram no último tempo até podíamos ir para casa mais cedo.
Eramos mesmo inconscientes!

Talvez isso nos ensinasse a gerir o nosso tempo, a distinguir o certo do errado, a tomar decisões...

                                                          
Não me parece que isso nos tenha tornado em cidadãos rebeldes, ou selvagens com falta de educação e maus hábitos.
Compreendo a questão da segurança no entrar e sair da escola, mas esta mentalidade de termos que manter as crianças ocupadas e debaixo de 7 olhos mesmo dentro das escolas, faz-me alguma comichão....

Se calhar é um problema meu.

Mas continuo a achar que deixá-los usar a cabeça para pensar é bom!
Talvez alguns, nesse processo de usar a cabeça, até se tornem responsáveis!




Sem comentários :

Enviar um comentário