domingo, 18 de maio de 2014

Exames Nacionais - 1º passo, as instruções!


Só a lista de instruções/informações aproxima-se mais a um regulamento de um qualquer estabelecimento prisional!
Atrevo-me a dizer, aliás, garanto, que nem quando fiz provas de acesso à universidade havia tantas linhas restritivas orientativas....

Começa por haver uma lista de material para cada exame. Aliás, para cada exame, conforme o ano !
Temos 4 listas: Testes Intermédios 2º ano - 2; Exames Nacionais 6º ano -2.
Caneta preta indelével (isto tem truque?!);
Uma lista leva borracha, régua, máquina de calcular (recolhida a meio);
Outra lista só a caneta.
Não era mais fácil um estojo transparente?!?!

O aluno deverá procurar nas pautas afixadas a sala que lhe calha na rifa, e fica metade da turma em cada sala. As mochilas não entram na sala (apenas neste ponto reconheço alguma semelhança com o meu tempo de escola.....estou mesmo fora destes assuntos!)

Depois entramos na parte do ninguém sabe, mas opina, e pelo sim pelo não, ou faz-se assim ou assado.....território por explorar portanto!

Temos para lenços de papel um sim, podem levar!
Temos para uma garrafa de água, um não! (?!??!?!) Após consulta adicional então a garrafa de água entra, mas ATENÇÃO: sem copo e sem rótulo!!!!

Eu não digo?!!? Visitar um preso deve ser mais fácil!

Depois vêm as decisões difíceis: "Se optarem por ficar no período de tolerância depois não podem sair mais cedo!"....eu acho que isto não se faz a uma criança. Tenho em mim que não passa de uma estratégia para ninguém utilizar a tolerância, só com o medo de lá ficar a apanhar seca!

Quanto a telemóveis não entram na sala, nem desligados - e é caso de anulação da prova!
Sim, com crianças de 12 anos nunca se sabe, eles talvez se lembrassem de ligar para casa ou pedir a ajuda do público!

O papel de rascunho é fornecido pela escola e carimbado e não pode ser entregue ao examinado antes do enunciado.

E há mais que eu fui até espreitar ao Guia Geral de Exames não fosse ter-me escapado qualquer coisa.....mas parei quando só para máquinas de calcular havia 3 páginas !

UFA!!!

Estes miúdos de 11/12 anos não dominam, aliás, nem lhes ocorre, a técnica do copianço.....não estarão estas regras a dar-lhes ideias que eles ainda não tinham tido!!!???
Telemóveis?
Rótulos de garrafas?
Folhas de rascunho?
(e nos lenços de papel?!) - o que leva um pacote de lenços de papel a ficar impune?! Talvez sejam inspecionados antes do uso. Para o ano reformulam as instruções e colocam, lenços só de pano e para alunos em evidente estado de resfriado e com uma % definida de nariz entupido, validade em atestado médico!

E onde está o companheirismo?! "Nem pensem em emprestar material uns aos outros!"
Anos de ensinamentos sobre partilha caiem por terra!

Daqui a uns anos podem mesmo chegar a proibir o uso do cérebro!
É que pode influenciar imenso nos resultados!


Sem comentários :

Enviar um comentário