segunda-feira, 19 de maio de 2014

Exames Nacionais - 2º passo, os nervos!


Passou-se um ano letivo a falar do tema "Exames Nacionais". Sobretudo na escola!
Tipo um fantasminha a pairar, mas do tipo pouco brincalhão.

De repente a 3 dias do 1º exame, dizem aos pais que é suposto desmistificar...encarar tudo como um teste normal...
Ai, agora?!?!??!

Aqui em casa andamos a desmistificar os ditos exames desde o início do ano!
Alguém lúcido a pôr pesos do outro lado da balança!

Não tenho nada contra os exames.
Acho que devem ser encarados com naturalidade no processo educativo, assim como apresentações de trabalhos, situações que os habitue a sair da zona de conforto. E as mães também precisam de se habituar....

Mas diga-se que uma coisa é incutir sentido de responsabilidade, organização, lidar com stress, concentração, outra é transformar os exames num bicho papão!
E eu que sempre disse que não havia bichos desses!
Lá estão a pôr o meu papel de mãe em causa!

Aqui noto uma enorme diferença com a ginástica. Há provas individuais, de equipa, torneios, exibições com centenas de pessoas a assistir. Saem tantas vezes da zona de conforto. Treinam muito para isso. Mas o que muda é a confiança neles próprios que lhes é incutida pelos treinadores. Um "Tu és capaz" , "Tu vais conseguir!" "Estás quase lá!".
Esta postura, muda tudo....ou muda muito!
Não tira os nervos, mas transforma-os num salutar nervoso miudinho.

É o oposto de "Só falta um mês!";"E sai muita matéria"!; "E não vamos ter tempo para dar tudo!"; "Se continuas assim vais chumbar!"
E nos tais pesos que equilibram a balança, estes pesam mais do que os nossos de mãe....estes de mãe "Acredito em ti e sei que és capas" soa a "Oh dizes isso porque és minha mãe!"

Lá apareceram umas dores ao respirar, e uns respirares fundo de falta de ar....
(Até a mim!)

Ao ligar para o pediatra, ouço do outro lado, "Ela é do 4º ou do 6º?"
Confesso que nem percebi o porquê da pergunta.....4º ou 6º?? O que interessa isso agora...pois interessava a final e muito! Era um mal geral.
E as faltas de ar não são das alergias da primavera.

Há nisto algo assustador.
O fantasminha nesta idade é suposto ser brincalhão.
As faltas de ar devem ser só do polen, e de primeiros amores!

Até me mim isto me dá faltas de ar!




Sem comentários :

Enviar um comentário