segunda-feira, 9 de junho de 2014

Toujours Paris

Não fui eu!
Não contribui para a queda de parte da estrutura da Pont des Arts, em Paris.
E tão pouco para a poluição no fundo do Sena, dado que não lancei qualquer chave das 700 mil que lá se encontram e que correspondem ao amor eterno de igual número de casais.

Quando quase todas as minhas amigas na adolescência suspiravam por Paris eu sonhava com Londres.
Estranhamente, fui primeiro a Paris, e depois voltei e voltei e voltei.
Sempre com pessoas diferentes.
Nunca só a dois.
Tenho no meu CV de viagens, Paris 4 - Londres 1.

Nestas 4 visitas nunca vi os cadeados....aliás nem sei se cheguei a pisar a tal ponte!
Andava intrigada sempre que ouvia falar desta tradição...

Hoje fiquei curiosa.... Fui investigar.

Consta que foi construída em 1804, perto do Louvre.
Ora estive lá depois dessa data e das 4 vezes passei junto ao Louvre!

Consta também que a tradição começou em 2008.
Pronto! Aqui está a explicação.

2009 foi a última vez que lá estive....há 5 anos! 
Exatamente em junho, exatamente dia 9...
E exatamente hoje é que fui ver as fotos e tentar perceber em que ponte tínhamos estado.....
E não é que foi dia 9 de junho de 2009?!


Acho que nós deambulamos noutra ponte junto ao Museu D´Orsay e que pelos vistos de chama Passerelle Léopold- Sédar-Senghor, e que não estava lá das vezes anteriores.
E não é que só agora ao ver as fotografias vi aquela dúzia de cadeados!!???


Também consta que há as falsas pontes do amor.
Acho que esta era uma dessas.
Mas sinto que, falsa ou não, podia ter passado ali horas...


Paris ficou-me entranhado. Conquistou-me em cada visita.
Conquistou também a I, nem que seja pelos frascos de Nutella de 5 kg!

Sei que vou voltar.
A I quer relembrar. A R sonha ir.
Havemos de voltar. De meninas a tira colo.
E nessa altura talvez tenham removido todos os cadeados. Não importa.
Paris é Paris!
Não se explica. Sente-se.

Sem comentários :

Enviar um comentário