quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Com ou sem?


Viagens a quatro vs viagens a dois.


Todos os anos gostamos de dar corda às botas.
Costumamos fazer uns dias de caminhadas, geralmente em zona de montanha. 
Não se assemelham a férias debaixo de palmeiras com uns mojitos, mas sabem quase ao mesmo por estranho que pareça, e mais low cost!
Andamos ao nosso ritmo numa espécie de "logo se vê".
A sensação de estar em sítios onde só se chega a pé e depois de algumas horas é do mais anti stress que conheço.

Claro que para as crianças estas caminhadas ainda são duras. Pelos percurso, pelas distâncias percorridas, e neste último caso pela altitude e frio! E por essa razão, vamos a dois.
Já não vou livre, nem despreocupada, apesar de ficarem bem entregues e entretidas.
Fica cá sempre uma parte de mim.
Dou comigo tantas e tantas vezes a pensar "Elas íam gostar disto", mas também a pensar "Isto com elas seria mais complicado".

Tinha a ideia que à medida que elas cresciam ía ser mais fácil fazer estas escapadelas a dois.
Para ambas as partes. Sim e não.

Talvez porque já tenham noção que vamos sair.
Porque já saibam quanto dura uma semana.
Porque já verbalizam as saudades.
Porque já gostam de conhecer sítios novos.
Porque também gostamos de partilhar com elas estas aventuras.

Por outro lado tenho a ideia que estas escapadelas tendem a acabar por um tempo para depois recomeçarem. Aquele pouco tempo em que nos vão querer acompanhar para quase a seguir acharem que vai ser uma seca viajar com os pais.

Confesso que sair do país com elas traz-me outro tipo de inquietações/ preocupações.
Admiro a aparente descontracção dos pais de outros países que andam por cá, com 2 ou 3 crianças pequenas. Fazem com que toda a logística pareça fácil…transportam tudo; as crianças parecem dormir em qualquer lado; a comida não é problema.
Para certos destinos causa-me alguma apreensão...uma das questões é por exemplo básica: a alimentação! Demasiadas especiarias, ingredientes fora do habitual, a juntar a 2 meninas muito pouco dadas a aventuras gastronómicas.

Claro que há sempre a opção das palmeiras....sem os mojitos, claro!
Mas também já começam a gostar de fazer uns trilhos e já têm o "bichinho" das viagens!

Depois temos as férias a 4. Muita agitação e dias preenchidos de sol a sol!
Adoro as férias com elas. Fazer planos de saídas, de passeios, mesmo que cá dentro.
Com elas prefiro saborear a praia, que não dispenso.
Partilhar mergulhos e gelados. Apanhar conchas, ver o pôr do sol e escolher as cores dos teréres.
Penso mais nas refeições, nos lanches. Os horários são outros. O ritmo também.
Caminho menos mas canso-me mais. Leio pouco. Correção: Não leio.
Não é preciso muito para dias como estes ficarem para sempre na memória delas e nas nossas!
Este ano foi assim! E soube-nos a tanto!



Pode não ficar bem dizer que gosto de férias a dois.
De dias em que consigo dizer frases inteiras.
Em que consigo ouvir os meus pensamentos.
Em que leio um livro de seguida se me apetecer.
De silêncios.
É como um carregar de baterias para dar início ao novo ano!

E cá para mim, acho que elas também gostam de fazer férias de pais!!



Sem comentários :

Enviar um comentário