quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dos 0 aos 100.


As notas dos testes.

I - "Mãe já recebi a nota do teste"
Eu - E então?
I - (não falou, acompanhou uma expressão de desalento com o gesto de polegar para baixo)
Eu - (em cerca de meio segundo, acompanhei expressão de surpresa, estranheza porque lhe tinha corrido bem, com "ó pá coitada da miúda", com várias interrogações na minha cabeça, com outro "Então?")
I - Tive 88%...
Eu - Isso é muito bom!
I - Não, é Bom.
Eu - Sim, mas é uma boa nota. Ficaste a 2 pontos do Muito bom!
I - Pois eu sei, mas podia ter tido mais. Estou chateada porque errei em coisas básicas.

É nesta altura que dava jeito ter à mão um livro daqueles da coleção " (...) para Totós".
"Psicologia para pais- edição de bolso"

Possíveis respostas para continuação do diálogo:
          A - Sim, concordo, na verdade podias ter tido mais.
          B - Acho que foi uma boa nota mas podias ter feito melhor.
          C - 88% já é uma grande nota, não te preocupes com isso!
          D - 88% é muito bom e se erraste em coisas básicas no próximo vais ver que consegues subir!
          E - A solução é estudar mais!

Eu optei pela versão D.
Reconheci-me no discurso dela. Percebo-lhe a irritação. Sei que estudou.
Já em testes anteriores fui eu que lhe disse que se não tivesse errado nas coisas mais básicas o resultado teria sido melhor, e ela ficaria mais contente com ela própria por ver que o que estudou deu os seus frutos.

No domingo ouvi-a dizer "Nem que me deite à meia noite mas tenho que acabar de ver a matéria toda!".

Talvez me digam, que sorte a tua, pelo menos ela gosta de estudar, é empenhada e responsável.

Mas preocupa-me esta desilusão com um 88%?!
Talvez. Talvez não.
Falta-me o tal livro para totós. Só tenho o bom senso de mãe. Espero estar a fazer tudo bem. Tudo não, que é impossível, que sei que falho. Mas pelo menos, um bocadinho bem.

Continuo a achar que estas escalas dos 0 aos 100 não medem TANTO do que ela É.
Não refletem TANTO do que os miúdos SÃO! Ou TANTO do que lhes FALTA...

Sei que agora 20% da nota final a uma disciplina é atribuído ao comportamento, mas não gosto desta palavra.
Sei que geralmente é utilizada para avisar que caso o comportamento seja mau a nota pode baixar, ....nunca ouvi dizer se tiveres um comportamento adequado a nota pode subir.
Depois, resta saber como se mede o dito comportamento. Como se quantifica?
Portar bem ou mal......sentadinho, direitinho, não mexe, não vira para trás, não deixa cair a caneta, não sussurra, ....

Lá no mais profundo do meu ser, de mãe, ainda que totó, só quero mesmo é vê-la feliz!









Sem comentários :

Enviar um comentário