quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Está um bicho na banheira!


Chego a casa.
Olho para o saco com maçãs do quintal da minha avó Cila. A avaliar pela falta de alinhamento das árvores de fruto suponho que terei sido eu e os meus primos que "plantamos" algumas das macieiras, quando atirávamos caroços para o quintal, no jogo de "a ver quem atira os caroços mais longe". Acho que até comíamos mais fruta à custa disso!
Decido tratar das maçãs antes que acusem a falta de corantes e preservantes.
Tarte de maçã.
Não sei do meu caderninho de receitas. Procuro-o em vão. Prestes a desistir, salva-me a internet.
A R ajuda na parte das misturas da farinha. Tudo caseirinho.
Ligo o forno.
Telefonema da I. Mais uma torcidela do pé. Desta vez na dança. Faz gelo.
Faço figas para que não seja nada de especial.
Não a posso ir buscar, a tarte está no forno.
Já quase não doi.
I chega. Vestem-se. Puxos no cabelo. Saem para a ginástica.


Tiro a foto antes que alguém chegue e corte a 1ª fatia!
Ainda sobraram maçãs.
Olho para o relógio:19h25.
Estou na cozinha desde as 18h.
Segue-se doce de maçã.
Pau de canela, açucar amarelo, sumo de lima, e 4 frasquinhos a esterilizar como quem fervia biberons há 12 anos atrás....


O doce já está.
Podia sentar-me. Mas não.
Há que aproveitar que o forno está quente e vai de fazer quiche de frango e legumes, a acompanhar com saladinha de tomate mini mini mini cherry do mesmo quintal. Desta vez sem a R para ajudar nas farinhas.
Jantamos a dois.
Ainda falta o jantar das meninas, já que do acima descrito o mais certo seria não gostarem de nada.

Fui buscá-las. A I não se queixa tanto do pé.
Passa das 21h, mais que horas para jantar.
Cheirava bem! Afinal gostaram da quiche, com legumes e tudo! "Mãe tens que fazer mais vezes!"
Da tarte de maçã foi tratando o pai da casa. E a mãe, vá, diga-se a verdade.
O pior mesmo foi ter-me dado para a culinária intensiva no dia em que tenho a máquina de lavar loiça avariada...
Pronto, não é assim tão grave. Está tudo orientado.
Já quase não ligo a TV.
Fartei-me das notícias de Última Hora, que falam de impostos, cortes, e taxa de desemprego.
Lavo a loiça sem pensar em nada. Gosto do silêncio.

Faltam os banhos. A I despacha-se sozinha. A R está nos mimos, cansada. Pede massagem no pescoço, pomada na mão e curativo com ligadura e ainda pergunta se dá para lhe pintar as unhas. Rosa forte.
Chega a vez do banho dela. "Mãaaaaeeeeee, está um bicho na banheira!!!"

Felizmente nada que se compare a um bicho amazónico!
Já lhes apetece pijamas mais quentes, mantas para estar no sofá, aconchego.
Cheira a outono.
Estou cansada.
Há dias assim. Perfeitos.


Sem comentários :

Enviar um comentário