quarta-feira, 18 de março de 2015

Longe disso!


Não sou uma mãe perfeita, e mais, não sou uma cidadã perfeita....sim, porque já transgredi algumas regras da sociedade...já conduzi enquanto comia uma sandes, já buzinei ao senhor que não avança no semáforo e até já vi um peão prestes a atravessar e não parei porque ía apressada...e até sabia que não se podia fazer isso!

Mas vivo melhor com não ser uma cidadã perfeita do que com a falta da perfeição que me vai no estatuto de mãe. Sinto-me às vezes com qualificações a menos para um cargo tão exigente.
Isto do instinto maternal pelos vistos funciona mais para garantir as necessidades básicas da criança, no que respeita a higiene e alimentação. Agora daí para a frente isto do instinto tem que se lhe diga....

Estes seres pequeninos que vão crescendo dentro da nossa casa e principalmente dentro dos nossos corações sabem mais do que nós, simples mães, nisto do dar à volta ao texto. Elas, lá no fundo do seu ser nasceram com mais instinto e engenho do que nós.

Leio sobre parentalidade positiva. Concordo com a maior parte do que leio nestas matérias. Parece até simples aplicar. E tento. A sério que tento. Se eu fosse perfeita conseguia passar da teoria à prática sempre. E não consigo. Nem sequer quase sempre.
Longe disso!

Não lido bem com frases começadas por "mas eu quero" principalmente quando acompanhadas de lágrimas, assim a apontar para o drama. Digamos que não desperta o melhor o que há em mim.
Este tipo de desafios, vulgo birras, às quais nunca fui permeável, tendem a causar maior mossa ao fim do dia, quando a capacidade de negociação já se perdeu algures juntamente com a paciência, entre a lista das compras e o semáforo que demora 73 segundos quando já estamos atrasadas.

Falho muito no tal "super alto controlo", no "domínio das situações" e não estou feliz comigo.

Preciso de me lembrar que talvez tenha que tentar mais. Com todas das minhas forças. Aquelas que sobram.

Mas há momentos em que o que me apetecia mesmo mesmo, era sentar-me no chão e dizer "mas eu quero!" e até podia ser com lágrimas a atirar para o drama.



Sem comentários :

Enviar um comentário