terça-feira, 31 de março de 2015

O que será?


S. P. D.   - Sensory Processing Disorder

Também nunca tinha ouvido falar nisto, mas depois de ler o relato de uma mãe que perde as estribeiras volta e meia começo a achar que sofro deste mal.
Talvez esteja aqui a explicação para que me salte a tampa às vezes. Estou safa de ser mau feitio!

Ela refere que é como que um "ataque aos sentidos", como se os sentidos (qualquer um) ficassem sobrecarregados e a resposta é sempre de certa forma exagerada e irracional.
Demasiado barulho, confusão, pessoas a falar ao mesmo tempo, pode ser o suficiente para servir de gatilho.

Quando começo a ler os comentários verifica-se que existe uma quantidade enorme de pessoas e crianças diagnosticadas com este "disorder" e que sendo sensorial, como o nome indica, se aplica a vários sentidos.

Desde tenra idade que comecei a reparar que certos cheiros agoniavam a I, ao ponto de vomitar.
E estou a falar de coisas simples como iogurtes.
Ambas as minhas filhas têm alguns condicionantes com a comida.
Agora que me deparei com este S.P.D. começo a reconhecer muitos "sintomas".
Será uma sensibilidade à comida? Paladar? Olfato?

Nenhuma delas bebe qualquer tipo de sumo, refrigerante ou iogurte. Apenas água e leite.
Não por proibição. Não porque não há em casa. Só porque não.
Fazemos sumos naturais, batidos, bebemos outros refrigerantes, ice tea, etc e até incentivamos a que provem.
Os iogurtes sólidos só a R e muito raramente (1x ano, se tanto!) e não podem ser coloridos.
Se forem de aromas terão que ser brancos!
Nas frutas uma fica-se pela banana e maçã, a outra consegue ir até ao melão e uvas.
Na gelatina nada para além da de morango.
Não comem sobremesas como mousses, pudins, leite creme ou arroz doce.
Não comem qualquer doce natalício, mesmo que ajudem a polvilhar com açucar e canela.
São seletivas nas bolachas.
Evitam sempre a montra dos bolos nas pastelarias. Nada com creme. Nada com recheio. Nada colorido. Nada com frutas. Nada com compotas.
Mesmo nos gelados, a escolha fica entre os que são de leite, nata ou chocolate.
Nunca provaram um Perna de pau, que era sempre o que eu escolhia quando era pequena!
Só há uns 2 anos é que passaram do chocolate para rebuçados ou gomas (na boa verdade não lhes fazia falta nenhuma), mas também não conseguem comer todos os sabores ou cores!

Obviamente que há aqui coisas que contribuem positivamente para a diminuição no consumo de açúcar, mas para mim o mais estranho é nem sequer quererem provar a grande maioria das coisas!!
Tenho a certeza sensação que as pessoas ficam a pensar "Coitadinhas, que pais tão exagerados, que nem as deixam comer nada!", ou que se espantam sempre que elas respondem "Não obrigada, não gosto!" ou pior ainda "Que nojo!". Batalho muito contra esta última resposta.

Se vivesse nos EUA, e depois do que li sobre crianças com este tipo de comportamento face à comida, as minhas filhas tinham de certeza este síndrome associado à alimentação (afeta 16% das crianças em idade escolar, nos EUA).

Como vivemos em Portugal ...são só esquisitas! Ufa!

E depois vejo notícias como esta, duma miúda que desde que nasceu só come iogurtes da mesma marca, à razão de uns 30 ao dia...e já lá vão 4 anos....

Ponho-me a pensar que afinal as minhas nem são assim tão estranhas...
Sempre comem sopa, passada é certo, mas de qualquer cor!
Talvez sejam mesmo só esquisitas...ou apenas muito seletivas!



Sem comentários :

Enviar um comentário