quarta-feira, 22 de abril de 2015

Nem só os crescidos se cansam.


A R adora a escola.
Os amigos, os intervalos, a professora.

Hoje de manhã ouvi "Porque é que tem que haver escola?!"
Não me apeteceu responder nada de politicamente correto.
Não me apeteceu dizer que tem que ser porque é importante, que é lá que se aprende, porque é lá que se prepara o futuro...
Às vezes apetece só ficar e deixar as obrigações do lado de fora, até aos adultos.

Há dias que o sono persiste. Custa-me acordá-las.
Devia ser crime tirar uma criança de um sono tão pacífico depois anos a tentar adormecê-las... e de outros tantos a dizer que está na hora de ir dormir.
Se a elas não apetece nada sair do quentinho, a mim também não.
(E às vezes também penso porque é que tem que haver escola....ou pelo menos este modelo de escola...)

A R anda cansada. E eu cansada ando.
Todos os dias aprende uma matéria nova. 
Já aprendeu montes de coisas que a irmã só viu que existiam no 5º ano...
Suponho que seja difícil assimilar tanto conceito aos 8 anos...
(os tipos de solos, a permeabilidade dos mesmos, as formas de relevo, os astros, os tipos de raízes e de folhas, os animais migratórios, a evolução dos meios de transporte, fracções, números decimais e já para não falar do vasto universo do nosso Português....)

Os TPC´s felizmente não são muitos mas moem.
Moem porque andam como um fantasma a assombrar o fim de semana.
Moem porque as tardes não são livres para os fazer.
Porque me parece que ela em casa já nem quer pensar mais.
Desiste antes de começar.
Prefere perguntar primeiro. Pergunta como se começam as frases, não lhe apetece procurar as respostas no texto, nem onde tem a matéria no caderno, nem pensar onde se põem as vírgulas nos números.
Faz muita coisa porque meteu na cabeça que era assim mas não percebe.
Faz para despachar, para estar feito.
E ela não era assim.

E eu tenho algum receio que esta escola lhes esteja a mirrar a vontade de aprender, que os enfadonhe em vez de os cativar, que seja vista só como uma obrigação, que instigue a preguiça e não a curiosidade, que os formate tipo chapa cinco, que os faça desejar que não houvesse escola....


Sem comentários :

Enviar um comentário