quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Flores à chuva

"Nunca estive tão desiludida com a escola..."

Desabafou hoje ao almoço a minha R...
Aos 9 anos, no 4º de escolaridade.
A minha R. Aquela cheia de boa disposição. A que canta de manhã à noite. A que ri com vontade.
A que reclama de tudo quando as coisas não lhe correm de feição.
A refilona e argumentativa q.b.
A que não se importa de vestir calças floridas em dias de chuva...

(Sim, porque estamos formatados...Roupas claras, coloridas ou floridas são para Verão, cinzentos e outros tons escuros para Inverno... Cresci na sociedade que acha que no Outono mesmo que esteja calor já não se calçam sandálias nem se veste manga curta e que no Verão mesmo que chova não se usam gabardines. Quando entrei para a faculdade uma professora disse exatamente isto numa aula. Que ela não queria saber disso e usava o que bem lhe apetecia. Deu o exemplo das inglesas que vestem camisolas de lã ao mesmo tempo que usam saias sem meias. Até ali, nunca tinha pensado nisso. Mas sei que também eu estava formatada para achar que os ingleses de sandálias com meias ficam ridículos....mas espertos são eles, porque é do mais confortável que há!!!
A R passou toda a primavera e verão sem querer vestir estas calças. Num dia em que chovia a sério pegou nelas e perguntou se podia usá-las. A minha primeira reação foi abrir a boca para dizer que não eram muito adequadas a um dia de chuva.....felizmente não foram essas as palavras que me saíram...
Abri a boca mas disse que sim, que podia ser, que eram tão giras e que lhe ficavam tão bem!
Devo ter ficado uns 2 segundos de boca aberta até que me saíssem as palavras porque ela perguntou, "Tens a certeza?".
E ela vestiu calças brancas e floridas em dia de chuva. E já repetiu em dia de sol.
E fico feliz por não me ter saído da boca o que primeiro pensei. E fico feliz por ela não estar formatada.)

Já basta a desilusão com a escola....
Tem uma professora nova este ano.
As mudanças são normais e fazem crescer, mas ela só contava com isso no 5º ano. Ainda não criou laços com a nova professora. Está de pé atrás. Desmotivada. Queria ter um percurso igual ao da irmã. Diz que na festa de final do ano pelo menos não vai chorar de saudades...
Eu sei o que lhe falta....a palavra amiga, o abraço, o mimo, o conforto no conhecido e a confiança.
E essa parte não se pode pedir numa reunião de atendimento aos pais....é algo inato, de quem se dá a conquistar...
Ela ligou o modo defesa. Está em alerta. Já não conta tudo com a mesma naturalidade.
Encolhe os ombros como se estivesse só à espera que o ano acabe. Sinto nela um bocadinho de revolta, daquela que nos vai corroendo por dentro mesmo que os assuntos não sejam diretamente connosco. A mesma revolta que primeiro doí mas depois traz a força para encarar e superar.
Eu ainda tenho esperança que seja apenas a fase de adaptação à mudança, que a desilusão dê lugar à aceitação.

E perante as desilusões que a vida nos vai trazendo...
Porque não vestir cor no inverno?
Ou branco?
Ou flores?
O que interessa o que pensam os outros do nosso lado de fora?
Já basta como nos sentimos por vezes por dentro...


Sem comentários :

Enviar um comentário