sábado, 12 de dezembro de 2015

Ele há coisas difíceis de entender...

....e o tempo e para onde ele vai é uma delas.

É Dezembro.
Ontem escrevi postais de Natal.
Fui aos correios.
Tomei um café sem pressa na esplanada.
Está sol e não há frio que chegue para nos empurrar para o interior.

Organizei uns cupões de desconto.
Tirei papelada da carteira.
Fiz listas.
Tratei de assuntos daqueles que de tão pendentes se tornam esquecidos. Quase para sempre.
Fui à farmácia levar receitas.

Deixei a mais velha na ginástica.
Tratei dos bilhetes para o sarau.
E ainda tinha tempo.

Queria ir só comprar umas pizzas para o jantar mas tinha tempo e não estava exausta, nem a rebentar de dores de cabeça nem com sono.
Tempo e condições físicas. Um conjunto raro.

Muitas vezes perco-me nas desculpas.
Não tive tempo. Estou cansada.
Deixo passar prazos. Deixo acabar o leite ou o papel higiénico ou outros na categoria dos essenciais.
Desta vez estava decidida.

Comecei pelos bens alimentares.
Um cupão de 15% em toda a compra levou-me a dar uma vista de olhos mais geral e menos dirigida aos corredores habituais.
Andei pelos livros, pelos brinquedos, pela perfumaria, pela secção lar.
Consulto mentalmente as minhas listas para ver quem ainda não tem prenda de Natal.
Além do jantar, trago mais umas quantas refeições. Afinal vem lá o fim de semana.
Verifico as validades mais longas da carne e de outros frescos.
Lembro-me de mais umas quantas coisas mas nem levei carrinho.
Achei que só para pizzas e meia dúzia de coisas o cesto de rodinhas chegaria.
Engano-me sempre.
E estas são as vezes em que nunca levo sacos.

Sobrava algum tempo até à hora em que chegaria a casa a mais nova.
Finalmente ía comprar cremes de rosto e pastas de dentes para deixar de dizer "quando for às compras trato disso".
Além do desconto do cupão, reparei numa outra promoção da própria marca do creme.
Um 2=3. Era de aproveitar.
Perguntei à menina do balcão se era mesmo assim, não fosse estar a perder tempo desnecessário...
Ela não sabia de nada.
E aqui uma pessoa percebe porque ir às compras e usufruir de descontos, entre dúvidas e decisões leva o seu tempo.
Sugeri que tentasse procurar ajuda para me esclarecer.
A menina foi perguntar. Seguiu-se a consulta a um dossier. Nova pergunta. Achou melhor chamar a colega para me atender.Telefonema ao fornecedor do creme para confirmar a promoção. Retirar os códigos de barras. Fotocopiar o creme que não tinha embalagem. Recortar o código.
Houve simpatia, mas é um processo moroso!
Se eu não estivesse com tempo e com alguma paciência tinha desistido. Antes disso tinha-me saltado a tampa aí pela altura em que me falaram que era preciso fotocopiar as embalagens dos cremes....

Nesta altura começo a pensar que está o salmão a descongelar no cesto, que entretanto enchi até cima.
A paciência começa a esfumar-se enquanto olho para o relógio e ainda tenho que ir para uma fila pagar as compras dos 15% de desconto.

É por isto que o "ir ás compras" nunca será igual para homens e mulheres.
Dar uma vista de olhos para ver o que há?
Listas mentais de prendas de Natal?
Cupões de desconto com prazos?
Promoções 2=3?
Nãaa....

Cheguei a casa mesmo a tempo de pousar tudo na mesa e começar o jantar.
Em 5 minutos entrou a mais nova porta adentro esfomeada.
A mais velha havia de chegar mais minuto menos minuto.

Afinal decidi não fazer as pizzas. As tais destinadas especificamente para o jantar.
Atirei-me aos cogumelos que andei a borrifar a semana inteira.
Estavam no ponto.

É por tantas destas coisas que os dias desaparecem à nossa frente.
Quase tão rápido como cresceram os cogumelos.

Ele há coisas que os homens nunca entenderão.
Porque passam elas a dizer que não têm tempo?
Comprar uma coisa para o jantar e fazer outra?
Borrifar cogumelos uma semana inteira?!
Nãaaa....


1 comentário :